Tratamento de Efluentes Industriais
Efluente industrial é o resíduo líquido resultante dos processos industriais. As características (tanto físicas, quanto químicas ou biológicas) do efluente industrial variam de acordo com o tipo de indústria e com a matéria-prima utilizada no processo industrial. Dependendo do tipo de indústria, ele possui características muito específicas, tanto de substâncias orgânicas como inorgânicas, daí a necessidade de estudar cada efluente ou processo industrial separadamente.
Dependendo da atividade industrial, será adotado o sistema de tratamento físico-químico ou o sistema de tratamento biológico, ou os dois simultaneamente separadamente.
Dependendo da atividade industrial, será adotado o sistema de tratamento físico-químico ou o sistema de tratamento biológico, ou os dois simultaneamente.
Saiba mais sobre o que a Ecosciences pode fazer
E-COAT / KTL
E-COAT / KTL é o nome dado ao processo de pintura por eletrodeposição, sendo também conhecido no mercado como ETL, Ed-coat ou ELPO. Trata-se de um processo de pintura industrial por imersão, à base de água, para aplicação sobre peças metálicas, tendo por finalidade principal prover à superfície pintada proteção anticorrosiva. Esse processo é largamente utilizado, mundialmente, na pintura automotiva original, no ramo de autopartes (rodas, eixos, componentes de freios, bancos, polias, etc) e em menor escala, no setor de eletrodomésticos (componentes de refrigeração, etc). A tinta E-COAT consiste em uma dispersão de resinas e pigmentos em um meio aquoso, com um baixo conteúdo de solventes orgânicos. Os efluentes oriundos desses processos necessitam ser tratados antes de serem descartados ao meio ambiente e a Ecosciences tem a tecnologia de tratamento para esse tipo de efluente.
Galvanização
A galvanização ou eletrodeposição é todo processo de galvanoplastia em que metais são revestidos por outros mais nobres, geralmente para proteger da corrosão ou para fins estéticos/decorativos. Efluentes oriundos desses processos estão contaminados com metais pesados e necessitam de tratamento físico-químico.
Usinagem
A usinagem compreende o processo de desbaste mecânico que visa dar forma a uma peça, normalmente metálica. Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletroerosão, entre outros. Nesse processo ocorre a produção de um efluente rico em óleos solúveis e insolúveis, que necessitam ser removidos da água antes de serem descartados na natureza. Para estes efluentes a Ecosciences utiliza sistemas de separação de fases (água/óleo) e sistemas de tratamento físico-químico.
Pintura
Os efluentes gerados em processos de pintura, normalmente são oriundos de cabines de pintura com cortina d´água. A água circulante nessas cabines é trocada temporariamente e necessita de tratamento prévio antes de ser descartada. Efluentes desses processos estão contaminados com substâncias orgânicas e inorgânicas e a Ecosciences desenvolve sistemas de tratamento físico-químico específicos para estes efluentes.
Fosfatização de peças /
Pré-tratamento
Para efluentes oriundos de processos de fostatização a Ecosciences utiliza sistemas de tratamento físico-químico, desenvolvidos especificamente para a precipitação de metais solúveis. A Fosfatização é um processo em metalurgia de proteção superficial de metais, que consiste em recobrir peças metálicas com fosfatos de zinco, ferro e manganês, tanto na forma de fosfatos neutros, quanto monoácidos. Devido à pouca solubilidade dos fosfatos destes elementos químicos, os mesmos depositam-se na superfície metálica na qual pretende-se a proteção, formando uma "micro porosidade", proporcionando uma melhor aderência do revestimento.
Desengraxe e Decapagem de peças / Pré-tratamento
O desengraxe e a decapagem de peças é realizado por meio de compostos químicos em muitos processos industriais com o objetivo de promover a limpeza de superfícies antes de receber revestimento, como por exemplo a fosfatização, galvanoplastia ou pintura. Efluentes oriundos destes processos são extremamente ácidos ou alcalinos, e às vezes contaminados com metais e óleos. Para estes efluentes, a Ecosciences desenvolve sistemas específicos para a remoção de tais contaminantes das águas utilizadas no processo.
Efluentes da indústria alimentícia ou de elevada carga orgânica
Para os efluentes industriais de elevada carga orgânica, a Ecosciences desenvolve sistemas de tratamento biológico, com o objetivo de remover principalmente a carga orgânica, mas também outros elementos, como por exemplo o Nitrogênio, o Fósforo e o Enxofre. Estes sistemas de tratamento podem ser anaeróbios (sem a presença de oxigênio) ou aeróbios (com a presença de oxigênio), ou também, operar de forma conjunta. Os principais sistemas que compõe essa tecnologia de tratamento são, reator anaeróbio, lodos ativados, filtros biológicos, wetlands, tanques sépticos, MBR e MBBR.
O princípio de tratamento ocorre através do uso de:
Tratamento Preliminar
• Sistema de remoção de sólidos finos (areia) e grosseiros
• Sistema separador água / óleo – SAO
Em geral tratamento primário corresponde as etapas de tratamento que utilizam sistema de separação física apenas, onde a diferença de densidade ou o tamanho da partícula estão diretamente ligadas ao funcionamento destes sistemas.
1Tratamento Primário
• Coagulação / Floculação
• Precipitação / Decantação
• Neutralização
Tratamento Primário corresponde a etapa posterior ao tratamento preliminar, onde o efluente já recebe algum tipo de agente químico ou passa por uma etapa de decantação primária.
2Tratamento Secundário
• Oxirredução / Oxidação / Redução
• Lodos ativados
• Decantação final
• Reatores anaeróbios
O tratamento secundário consiste nas etapas que sucedem o tratamento primário, onde processos químicos ocorrem, atuando diretamente sobre os contaminantes presentes no efluente. Nesta etapa ocorre a formação de precipitados e de lodos biológicos que sedimentam no decantador final.
Oxirredução ou Oxidorredução refere-se ao processo em que há transferência de elétrons entre espécies químicas (átomos e/ou íons) de substâncias que reagem entre si. Essa palavra é a junção de "oxidação + redução", que são processos opostos, mas complementares, ou seja, um sempre depende do outro para ocorrer.
3Tratamento Terciário
• Filtração
• Ultrafiltração
• Osmose reversa
• Desinfecção
Tratamento terciário corresponde de forma geral como o processo de polimento final da água tratada. Normalmente o tratamento terciário acontece quando o objetivo do sistema de tratamento é obter água de reuso.
A ultrafiltração é um processo de separação por membranas, onde a diferença de pressão através da membrana e os poros da membrana conseguem reter macromoléculas.
O que distingue a osmose reversa da ultrafiltração é o tamanho das partículas que são retidas pela membrana e as características da própria membrana.