O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, que foi enforcado e esquartejado, a 21 de abril de 1792, devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira, uma revolta da população que era contra os altos impostos cobrados da população brasileira. Na época o Brasil-Colônia pagava 20% (vinte) por cento de tudo que era produzido para seu colonizador, Portugal.
A taxação considerada altíssima e absurda era chamada de “O Quinto”. Esse imposto recaía principalmente sobre a produção de ouro. O “Quinto” era tão odiado pelos brasileiros, que, quando se referiam a ele, diziam “O Quinto dos Infernos”. E isso virou sinônimo de tudo que é ruim.
Atualmente a carga tributária é praticamente o dobro que os brasileiros pagavam para a coroa portuguesa. Isso representa cerca de 2/5 (dois quintos dos infernos) de toda a produção. A história mostra que Tiradentes foi enforcado porque se ergueu contra a metade dos impostos que a população paga atualmente. A Inconfidência Mineira foi um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.