Gestão de Resíduos Sólidos
Com o advento da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Gestão de Resíduos Sólidos atingiu um novo patamar no Brasil. A incorporação de novos conceitos como análise do ciclo de vida de produtos, gestão integrada de resíduos sólidos e logística reversa traz responsabilidades a todos os envolvidos em cadeias produtivas, abrangendo temas que envolvem desde catadores de materiais recicláveis até empresários.
A adequada gestão dos resíduos sólidos é de suma importância para manutenção da qualidade ambiental e da saúde pública. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básica, realizada pelo IBGE em 2008, apenas 27,7% dos municípios do país dispõem os seus resíduos sólidos em aterros sanitários, enquanto 50,8% o fazem em vazadouros a céu aberto.
Para uma gestão adequada dos resíduos sólidos, o PNRS sugere inicialmente que se atue na redução de produção dos mesmos, a reutilização e reciclagem são as alternativas seguintes e devem seguir esta ordem, apenas caso a redução seja inviável. Esgotadas todas as alternativas citadas, o rejeito deve seguir para a disposição final ambientalmente adequada.
A Ecosciences possui profissionais habilitados e capacitados para trazer soluções inteligentes para a gestão de resíduos sólidos de toda a cadeia produtiva do seu empreendimento, atuando desde a qualificação ambiental de fornecedores até o auxílio para correta destinação final dos resíduos sólidos. Também preenchemos a documentação necessária para emissão de CADRI, prestamos assessoria no envio de amostras para análise e caracterização em laboratórios, na definição de área de resíduos dentro da empresa e elaboramos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS.