Tratamento de efluentes domésticos
Efluentes domésticos ou esgoto sanitário são os resíduos líquidos provenientes das diversas modalidades do uso da água em qualquer edificação residencial ou industrial que tenha banheiro, cozinha e lavanderia (residencial). Os efluentes domésticos são compostos em grande parte de água e junto a ela mistura-se materiais sólidos suspensos ou sólidos dissolvidos, matéria orgânica, gordura e organismos patogênicos como bactérias, vírus, parasitas e protozoários, como também nutrientes como o nitrogênio e o fósforo.
Os principais sistemas utilizados para tratamento de efluentes domésticos são, reator anaeróbio, lodos ativados, filtros biológicos, wetlands, tanques sépticos, MBR e MBBR.
Saiba mais sobre o que a Ecosciences pode fazer:
Lodos Ativados
No processo de lodos ativados, o esgoto afluente e o lodo ativado são intimamente misturados, agitados e aerados em unidades chamadas tanques de aeração, para logo após se separar os lodos ativos do esgoto tratado por sedimentação em decantadores. O lodo ativado separado retorna para o processo ou é retirado para tratamento específico ou destino final, enquanto o esgoto já tratado passa para o vertedor do decantador no qual ocorreu a separação. Lodo ativado é o floco produzido no esgoto bruto pelo crescimento de bactérias ou outros organismos, na presença de oxigênio dissolvido. As principais vantagens desse sistema são a alta capacidade de tratamento, baixo custo operacional e ausência de maus odores.
Filtros Biológicos
Filtros Biológicos constitui uma unidade de "filtração" biológica, aerada ou não. Os filtros biológicos possuem enchimento estruturado fixo, de elevada superfície específica, nos quais se fixam as colônias de microrganismos responsáveis pela degradação biológica. Durante o processo de percolação do esgoto, ocorre uma retenção de sólidos por filtração física, e principalmente uma degradação biológica.
Tanques Sépticos
Fossa séptica é um dispositivo de tratamento de esgoto destinado a receber baixos volumes de efluentes e com grau de eficiência compatível com sua simplicidade e custo. Fossas sépticas são câmaras construídas para reter os despejos domésticos/industriais orgânicos, por um período de tempo especificamente estabelecido, de modo a permitir sedimentação dos sólidos e degradação da carga orgânica.
Wetlands construídos
O sistema de wetlands construídos ou áreas alagadas construídas, consiste em um sistema de tratamento considerado ecológico, constituído por meio de uma interação de elementos naturais (solo, planta e microrganismo) que proporcionam o tratamento dos efluentes sanitários, através de processos biogeoquímicos.
MBR
O sistema MBR (Membrane Bio Reactor) é considerado um dos sistemas mais avançados de tratamento de efluentes. Consiste na utilização de membranas de ultrafiltração em conjunto com sistemas de lodos ativados. O MBR funciona como um filtro que deixa passar através dela somente água, alguns íons e moléculas de baixo peso molecular, barrando os sólidos e bactérias.
Frequentemente esse sistema é utilizado com o objetivo de reduzir a área da estação de tratamento, eliminando a necessidade de decantador e produzir água de reuso.
MBBR
O processo MBBR ou Moving Bed Biofilm Reactor (Reator de Leito Móvel com Biofilme) é baseado no princípio do sistema de lodos ativados juntamente com existência de biofilme. A base do processo é a utilização de mídias como meio suporte para a fixação de bactérias, onde é formado o biofilme. Esse sistema proporciona uma redução de até 4x no tamanho do tanque de aeração, devido a um aumento da área de superfície proporcionado pelas mídias.